Wednesday, March 21, 2007

Lince Ibérico

Lince-ibérico (Lynx pardinus)



Classe: MAMMALIA.
Ordem: CARNIVORA.
Família: FELIDAE.
Género: Lynx.
Espécie: Lynx pardinus
Nome Comum: Lince-ibérico.
Outras Designações: Lobo-cerval, gato-cerval, gato-cravo, cerval, liberne.
Estatuto de Conservação: Em Perigo; Endemismo Ibérico; Protegido pela Convenção de Barcelona, pela Convenção de Berna, pela CITES e o seu habitat pela Directivas Habitats.
Zonas mais favoráveis: Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e Reserva Natural da Serra da Malcata.
Peso: Os machos podem chegar aos 12-13Kg os machos, e as fêmeas aos 9-10Kg.
Comprimento: Os machos, podem medir até 1 metro, enquanto as fêmeas até aos 88 cm. A cauda pode medir entre 12-16 cm. A altura ao garrote pode ser entre 40-55 cm.


Felino de porte médio, autóctone da Península Ibérica, predador exemplar com sentidos bem desenvolvidos. A pelagem é amarelada acastanhada, com tons acinzentados, apresentando pequenas manchas negras por todo o corpo cuja forma e densidade varia de indivíduo para indivíduo. As patas são fortes e alongadas, a cauda curta e com a extremidade preta. As orelhas apresentam o pincel característico, e as patilhas são compridas, com pelos brancos e negros. Não existe dimorfismo sexual significativo, e as únicas diferenças são no tamanho, as fêmeas são um pouco menores que os machos.

As vocalização, miados, assumem importância durante a altura do cio, tornando-se mais evidentes, servindo de quer de chamamento, quer de identificação.

Não se sabe ao certo sobre qual a longevidade dos linces selvagens, mas através do estudo de animais em cativeiro, estima-se que os indivíduos selvagens vivam entre 10 a 15 anos.


No comments: